Redes sociais ajudam as marcas a criarem “Prosumers”
Em posts anteriores explicamos o conceito de prosumer e a importância do varejo em oferecer experiências inusitadas aos seus cliente nas lojas físicas. Hoje, vamos falar como as ferramentas digitais ajudam a oferecer ainda mais conteúdo e engajamento aos clientes.

As empresas estão se esforçando para encontrar ferramentas para co-criar com os seus fãs, como resultado, o que leva a melhores produtos, uma melhor experiência do usuário e uma base de fãs mais engajada.
Redes Sociais e seu potencial
As redes sociais, por exemplo, Instagram, têm o potencial de ser canais eficazes para as empresas interagirem com seus clientes e obter feedback em tempo real sobre seus produtos. Atualmente, as páginas do Facebook e Instagram fornecem uma maneira de interação casual entre uma marca e seus fãs – uma empresa posta uma foto, que os fãs podem comentar ou compartilhar – mas não possui métodos para obter insights sobre como fornecer uma melhor experiência do usuário ou o que uma empresa poderia fazer para melhor atender seus clientes mais leais.

“Observando as tendências do varejo na última década, acredito que trazer tecnologia, criatividade e autenticidade para a experiência de serviços é essencial para levar o seu cliente do físico ao digital. Portanto, Quando os prosumers introduzem seus artefatos pessoais na escolha de uma marca ou produto, eles participam e personalizam suas próprias experiências de serviço. O resultado do seu trabalho é uma vitrine para outros consumidores e, em última instância, para o mercado. Por isso, os consumidores produzem independentemente dos objetivos e estratégia do produtor ” explica o CEO da Dshow Jhony Avila.
A maioria das marcas e empresas conhece o valor de seus clientes no processo de idealização do produto. A cocriação por meio da mídia social constrói relacionamentos significativos com os clientes, aumentando a satisfação do cliente, gerando defesa da marca e o aumento do retorno do investimento do seu negócio na mídia social.

Confira o Estudo
Um estudo da Forrester Research descobriu que os fãs do Facebook têm 79% mais chances de comprar do que os não fãs. Em outras palavras, a amplificação social também é significativa: 74% dos fãs provavelmente recomendarão a marca para sua rede, em comparação com 38% dos não fãs. Por fim, outro estudo da Bain Consulting mostra que um fã da Apple vale cerca de 90% mais para a Apple do que um não fã.
Quem são esses clientes valiosos? Eles são prosumers sociais. Portanto, o prosumerismo confunde a linha entre consumo e produção, mudando a maneira como os consumidores interagem com as marcas e como tomam decisões de compra. Portanto, os prosumers são os primeiros a adotar e costumam se conectar a marcas por meio de vários dispositivos.
As empresas não têm mais controle total sobre sua imagem de marca, produtos e mensagem geral. As tecnologias de mídia social, da mesma forma, fornecem às marcas uma ferramenta de escuta valiosa para entender os desejos e necessidades de sua base de clientes. Agora, essas tecnologias evoluíram para que as marcas possam não apenas ouvir seus clientes, mas também co-criar com eles.

Por fim, Envolver os clientes no processo de produção proporciona um senso de propriedade, contribuindo para a influência geral da marca nas mídias sociais e construindo comunidades de marca. A cocriação usando as ferramentas de mídia social pode acelerar o processo de produção e envolver os prossumidores sociais ao mesmo tempo.
Procurando por Painel de LED? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento sem compromisso.